H E X A G R A M A 4
Meng
meng - A insensatez juvenil
Meng simboliza a juventude inexperiente com as suas perspectivas por confirmar e sabedoria ou inteligência ainda por desenvolver. No entanto, esta juventude pode adquirir agudeza, sabedoria e conhecimento através da instrução e orientação. Analisando a forma do hexagrama, percebemo-nos que a metade superior, a metade Ken, representa as montanhas, ao passo que a metade inferior, K'an, diz respeito à água. A água transforma-se em nevoeiro ou neblina quando evapora, cobrindo ou escondendo a montanha, ocultando-a de modo a que a sua verdadeira forma ou face não possa ser distinguida. Neste sentido, Meng denota ignorância, idiotice, imprecisão e até inconsciência.Tudo se encontra envolto num nevoeiro espesso, hesitante, num estado de evolução ainda imperfeito. E necessário um esforço empenhado, escutar com atenção e seguir as instruções e as orientações dos mais inteligentes, sábios e virtuosos. Se assim fizer, tudo acabará por resultar pelo melhor.
Sina
Lento e desordenado, muitas dificuldades e barreiras. Adicionalmente, os fatos e os princípios envolvidos não estarão definidos.
Verificar-se-á falta de decisão e determinação.
A hesitação e a incerteza em lidar com assuntos conduzirão com frequência a erros, falhas e má gestão.
Deverá seguir ou obedecer às instruções ou orientações daqueles que lhe são mais velhos, recebendo as instruções com humildade e uma mente aberta.
Aguarde que tudo melhore com paciência, auto-respeito e auto-disciplina.
Um futuro brilhante perspetivar-se-á.